quarta-feira, 20 de junho de 2012

Regina Silveira

                                                               

Regina Scalzilli Silveira (Porto Alegre RS 1939). Artista multimídia, gravadora, pintora, professora. Possui graduação pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (IA/UFRGS) e mestrado e doutorado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Em 1967, tem aulas de história da arte na Faculdade de Filosofia de Madri. Leciona na Universidade de Porto Rico, no período de 1969 a 1973. Sua primeira instalação, In Absentia (Cavalete), é exibida no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), em 1982. Na 17ª Bienal Internacional de São Paulo, 1983, expõe In Absentia (M.D.). Suas primeiras individuais no exterior foram em Montevidéu (1966), na Galeria U; e em Madri (1967), na Galeria Seiquer. Em 1988, expõe em Lisboa na Fundação Gulbenkian. Transfere-se para Nova York, em 1991, com bolsa Guggenheim. Em 1993, ganha a bolsa Pollock-Krasner e faz estágio em Banff, Canadá, como artista residente. Em 1996, realiza a exposição Grafias, no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp). O trabalho de Silveira, diversificado no uso de materiais (gravuras, tapetes, microfichas, objetos, vídeos, pintura sobre paredes), está fundamentado numa discussão aguda sobre as ilusões da representação.
                                                       IMPORTÂNCIA DE SUA OBRA
Regina Silveira é autora de vídeos rigorosos como uma equação matemática. Seus trabalhos Sobre a Mão (1980), A Arte de Desenhar (1980) e Morfas (1981) estão entre os melhores trabalhos produzidos pelos pioneiros do vídeo brasileiro. O último, particularmente, dá continuidade à desmontagem dos códigos convencionais de representação, que a artista vem realizando por meio de suas obras pictóricas nas últimas décadas. Morfas é uma sucessão de panorâmicas sobre objetos banais da vida caseira (escovas de dente, sabonetes, pentes, utensílios de cozinha, etc.), apresentadas de tal forma que o recorte extremamente fechado do quadro e a proximidade exagerada da câmera lhes dão uma fisionomia estranha, como se os objetos formassem um bestiário sobrenatural.


Haroldo Bianchini Jr.

Paulo Brusky

Biografia

Paulo Roberto Barbosa Bruscky (Recife PE 1949). Artista multimídia, poeta. Inicia suas pesquisas em 1969 e expõe seus trabalhos no Brasil e no exterior, em instituições como Parachute Center for Cultural Affairs, Canadá; Centro Lavoro Arte, Milão; e Small Press Archive, Antuérpia, Bélgica.

Em 1981, recebe um Guggenheim Fellowship para investigações de artes visuais, entre Holanda e Estados Unidos, e, em 1983, o 1º Premio Internazionale Andrea del Sartó, na Itália.

Há trabalhos seus nos seguintes acervos: Museu de Arte Moderna do México; MAC/USP, São Paulo; Wichita Art Museum; e Centro Wifredo Lam, Cuba.

IMPORTÂNCIA DE SUA OBRA
Paulo Bruscky é um pioneiro na aplicação artística de várias tecnologias, como gravação eletrônica, projeção de diapositivos, fac-símile, filme super-8, vídeo, xerox, off-set e mimeógrafo. Possivelmente, é o mais entusiasta promotor da mail art no Brasil. É também o pioneiro da videoarte fora do eixo Rio-São Paulo.
fontes: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://artefatok.files.wordpress.com/2008/04/pbrusky2.jpg&imgrefurl=http://artefatok.wordpress.com/2008/04/20/paulo-bruscky-em-entrevista/&usg=__oC5WzzCiIRffI0Y-cPsI2bO67hQ=&h=529&w=404&sz=78&hl=pt-BR&start=2&zoom=1&tbnid=YmwJSwUJHAFzLM:&tbnh=132&tbnw=101&ei=TCDiT_vTGpGe6QHZtowI&prev=/search%3Fq%3Dpaulo%2Bbruscky%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1440%26bih%3D703%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1
http://www.cibercultura.org.br/tikiwiki/tiki-index.php?page=Paulo+Brusky
Leonardo Damiani

Artes postal

Nos dias de hoje, é cada vez maior o uso deste meio de comunicação. Dentre os mais conhecidos, está o e-mail, os fóruns de discussão, os canais de notícias, a recente telefonia, etc.
Umas das maiores vantagens é a velocidade com que as informações são transmitidas, não importando a distância. Além disso, existe uma grande facilidade em acessar as informações, fato que permitiu tamanha expansão desta área, considerada fundamental em muitos setores (principalmente o da comunicação).
Sua versatilidade é tanta que não existem limites para suas aplicações. Além de notícias, é crescente o emprego como meio de divulgação de produtos e serviços, afinal, o contacto com o consumidor é bastante próximo.
A internet é o meio de comunicação mais utilizado pelo mundo inteiro. Se espalhou por toda parte e ganhou o lugar em muitas empresas. Ela é útil de mil maneiras, como: para trabalho, caixa(supermercado), empresarial, para realizar pesquisas e etc. O computador, por suas utilidades também vicia muitas pessoas. É o melhor e mais rápido meio de comunicação.

Leonardo damiani

terça-feira, 12 de junho de 2012

terça-feira, 5 de junho de 2012

Arte postal


A Arte Postal 
Clemente Padín
Ingles:
Clemente Padín was born in Lascano, Uruguay in 1939. He is a poet, performer, designer, video- and multimedia-artist, and art critic. He studied Spanish Literature at the University of the Republic of Uruguay. In 1967 he made first experiences in the field of Mail Art, exchanging publications with Edgardo Antonio VigoGuillermo Deisler and Dámaso Ogaz. In 1969 he published the magazine “OVUM” as well as postcards and visual poems. During the Military Dictatorship in Uruguay he organised the first Latin-American Mail Art exhibition in 1974 at Gallery U in Montevideo. With his fake postal stamps he doomed the dictatorial regime for its brutal suppression of human rights. This might have lead to his imprisonment from August 1977 to Novembre 1979. Mail Artists from all around the world protested against it.




Português: Clemente Padín nasceu em Lascano, Uruguai, em 1939. Ele é um poeta, performer, designer, vídeo e artista multimídia, e crítico de arte. Estudou Literatura Espanhola na Universidade da República Oriental do Uruguai. Em 1967, ele fez as primeiras experiências no campo da arte postal, a troca de publicações com Edgardo Antonio Vigo , Guillermo Deisler e Ogaz Dámaso. Em 1969 ele publicou a revista "OVUM", bem como cartões postais e poemas visuais. Durante a ditadura militar no Uruguai, ele organizou o primeiro latino-americano exposição Arte Postal, em 1974, na Galeria U em Montevidéu. Com seus falsos selos postais que condenou o regime ditatorial para a sua brutal repressão dos direitos humanos. Isso pode ter levado à sua prisão no período de agosto de 1977, Novembre 1979. Artistas de correio de todo o mundo protestaram contra ela.


Fontes:http://mailartists.wordpress.com/2007/12/04/clemente-padin/
http://poemargens.blogspot.com.br/2009/08/clemente-padin.html


Kaio Fernando

sábado, 2 de junho de 2012

Captando interações

O que é um tablet?


Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos. Apresenta uma tela touchscreen (tela sensível ao toque) que é o dispositivo de entrada principal. A ponta dos dedos ou uma caneta aciona suas funcionalidades




Eduardo Engelhardt Bone

Artes Postal

Ruggero Maggi



Ruggero Maggi é um artista italiano que se envolveu com a rede de arte postal em 1975. Ele tinha sido envolvido em poesia visual a partir de 1973. Desde 1985 ele também esteve envolvido na arte caótica com base no estudo do caos, fractais, entropia, etc Um de seus projetos, intitulado "Unidos pela paz" foi inspirado na Guerra das Malvinas.
Entretanto, Ruggero Maggi foi também um dos 30 artistas, de várias nacionalidades, que participaram na exposição colectiva la farfalla e la formica
, patente na Galeria I1 chiostro arte contemporânea , em Saronno. Uma interpretação sui generis da famosa fábula “A cigarra e a formiga”, de La Fontaine, materializado num percurso irónico e pouco usual de duas formas distintas de encarar a vida – de um lado a ligeireza, o hedonismo e a fragilidade; do outro, a eficiência e a produtividade, mas também a ostentação e a ambição. 


Fontes: